 |
..:. TEXTOS
NOMENCLATURA GEOGRÁFICA (Elevações, depressões e planícies)
PARTE SÓLIDA
Se observarmos a região que habitamos, vemos que a superfície do terreno não é uniforme: numas partes há ELEVAÇÕES, noutras DEPRESSÕES e ainda noutras PLANÍCIES.
ELEVAÇÕES
ELEVAÇÕES são pontos altos. ALTITUDE é a distância que vai do nível do mar ao cimo de uma elevação. OUTEIRO é a elevação de terreno até 100 metros de altitude. COLINA é a elevação de terreno de 100 a 200 metros. MONTE é a elevação de terreno entre 200 a 400 metros. MONTANHA é um monte de grandes dimensões. SERRA é uma continuação da montanha. Chamamos serra por os seus cumes se parecerem com uma serra de carpinteiro. CORDILHEIRA é uma continuação das serras. SISTEMA OROGRÁFICO é um conjunto de serras em massas compactas. Nas elevações há a considerar a base, a encosta e o cume. BASE ou SOPÉ é a parte mais baixa de elevação. ENCOSTA, VERTENTE, FLANCO ou LADEIRA é o terreno que forma os lados de uma elevação. CUME ou ELMO é a parte mais alta de uma elevação. O cume tem o nome de PICO, se é aguçado, e de CABEÇO se é arredondado. VULCÃO é um monte com uma abertura no cimo por onde saem matérias a arder, cinzas e fumo. CRATERA é a abertura do vulcão. LAVAS são as matérias ardentes que saem da cratera.
No Japão, na Itália e na ilha do Faial, nos Açores, há vulcões que de quando em quando estão em actividade violenta.
DEPRESSÕES DEPRESSÕES são terrenos baixos. VALE é uma planície entre duas elevações. PORTELA, COLO ou QUEBRADA são passagens que separam os cumes das montanhas. DESFILADEIRO ou GARGANTA é um vale estreito e comprido.
PLANÍCIES
PLANÍCIES são os terrenos planos e baixos. As planícies classificam-se em PENEPLANÍCIES, PLANALTOS e PLANURAS. PLENEPLANÍCIES são terrenos planos ligeiramente ondulados. O Baixo Alentejo é uma peneplanície. PLANALTOS são planícies no cimo de uma região elevada. PLANURAS são planícies extensas. As planícies, segundo as suas culturas e extensão, tomam o nome de CAMPOS, CAMPINAS, CHARNECAS, VÁRZEAS, LEZÍRIAS E DESERTOS. CAMPOS são terrenos planos e irrigados pelos rios. CAMPINAS são planícies férteis e cultivadas, mas pouco arborizadas. No Ribatejo há muitas campinas. CHARNECAS são planícies pouco produtivas. VÁRZEAS são planícies atravessadas por diversos ribeiros. Nas várzeas dos rios Sado e Vouga cultiva-se o arroz. LEZÍRIAS são planícies férteis que se alagam com as águas dos rios. Nas margens do rio Tejo há importantes lezírias. DESERTOS são extensas planícies de areia sem vegetação. As areias dos desertos são levadas pelo vento e depositadas em pequenos montes, que se chamam DUNAS ou MEDOS. OÁSIS são os lugares do deserto onde há vegetação.
NOMENCLATURA GEOGRÁFICA (Parte líquida)
(Continua)
O Problema da Educação II (03)
O PROBLEMA DA EDUCAÇÃO II - «A ESCOLA A SAGRADA FÁBRICA DAS ALMAS» - ATLAS DE GEOGRAFIA - Ensino Primário Elementar – prof. José M. Gomes Consultar todos os textos »»
|