19 de abril de 2024   
>> PÁGINA INICIAL/TEXTOS
..:. TEXTOS

«Coincidindo com a vinda de Ochôa, por milagre telepático chegava ao Quartel-General um telegrama dizendo que Cabeçadas abandonara o Governo, saíra de Lisboa e recolhera à Amadora!
«Ontem realizou-se a conferência em Coimbra. Essa conferência, em vez de se realizar entre os dois, conforme acordo feito, teve uma terceira personagem: o comandante Ochôa que até então não aparecera com figura de relevo no Movimento. Eu, que sempre acompanho o general, não pude entrar na sala.
Não despedacei a porta a pontapés por respeitar a casa alheia.
Ochôa aparecia inopinadamente a discutir de igual para igual - ele simples intermediário da Revolução e que como intermediário fora recebido pelo general! O comandante Cabeçadas apresentou a proposta do triunvirato que os jornais publicaram e que aos jornalistas e às Divisões foi transmitida pelos seus amigos políticos. Essa proposta era inaceitável. Quem fizera a Revolução? Gomes da Costa! A ele cabia o primeiro lugar. Cabeçadas que devia ter sido o Chefe da Revolução em Lisboa, menos feliz que o general - nada fizera. Dessem-lhe o segundo lugar no Estado. Quanto a Ochôa, cujos serviços nem por sombras podiam colocá-lo em situação de igualdade com os primeiros, ficaria bem num lugar sem grandes responsabilidades.
Esta proposta levanta discussão larga. Não se chega a um acordo. Segue-se outra reunião de oficiais dos Comités de Braga, Coimbra, Entroncamento e Viseu. A mesma discussão. O mesmo nulo resultado. E não obstante a nota saiu a lume na imprensa.»
E Pinto Correia, depois de referir o discurso de Gomes da Costa após a reunião, acrescenta:

(Parte LI de…)


A Arrancada de 28 de MAIO de 1926 (51)

(Fonte: Óscar Paxeco - 1956 – O primeiro encontro entre Gomes da Costa e Cabeçadas)

Consultar todos os textos »»

 
Música de fundo: "PILGRIM'S CHORUS", from "TANNHÄUSER OPERA", Author RICHARD WAGNER
«Salazar - O Obreiro da Pátria» - Marca Nacional (registada) nº 484579
Site criado por Site criado por PRO Designed :: ADVANCED LINES