28 de março de 2024   
>> PÁGINA INICIAL/TEXTOS
..:. TEXTOS

A todas as dificuldades anteriormente aludidas deve juntar-se agora o peso do passado sobre a mentalidade política: muitos de nós terão ainda no espírito os estigmas da democracia. À geração que aí vem, se for cuidadosamente dirigida a sua educação, hão-de aparecer como evidentes princípios hoje ainda custosos de admitir, e certas disciplinas impostas pelo interesse comum da grei não só hão-de ser tidas como razoáveis mas aceites com prazer. Muitos de nós, que vimos detrás, temos presente sem dúvida o espectáculo da desordem e da dissolução social, do abastardamento e decadência da Nação, mas, se ainda não lográmos reformar inteiramente a nossa mentalidade, dificilmente sentimos e dificilmente vivemos os tempos novos.
Pesa-nos a autoridade, atrofia-nos a disciplina, seduz-nos o hiper-criticismo por motivos fúteis, parece-nos salutar entretenimento desgastar homens e destruir Governos: tudo é ainda filho da desordem democrática, instalada sem se dar por isso nas inteligências e nas vontades.




AUTORIDADE E LIBERDADE A Nação contra os partidos; A União Nacional (20)

(«A educação política, garantia da continuidade revolucionária» — Discurso à U. N., em 22 de Março — «Discursos», Vol. III, págs. 32-33) – 1938

Consultar todos os textos »»

 
Música de fundo: "PILGRIM'S CHORUS", from "TANNHÄUSER OPERA", Author RICHARD WAGNER
«Salazar - O Obreiro da Pátria» - Marca Nacional (registada) nº 484579
Site criado por Site criado por PRO Designed :: ADVANCED LINES