28 de março de 2024   
>> PÁGINA INICIAL/TEXTOS
..:. TEXTOS

Outro acontecimento, de raro significado político, fechou, com chave de oiro, o ciclo das comemorações do trigésimo aniversário da Legião Portuguesa.
De facto, no dia 2 de Outubro de 1966, às primeiras horas da manhã, os Presidentes da República e do Conselho, respectivamente, Almirante Américo de Deus Rodrigues Thomaz e Professor António de Oliveira Salazar, visitaram, demoradamente, o Quartel General da patriótica organização.
Teve altura e dignidade o recebimento feito aos dois ilustres visitantes, que eram aguardados, à entrada do edifício, pelo Ministro do Interior, Presidente e membros da Junta Central, 1º e 2.° Comandantes Gerais, Comandantes Distritais de todo o Continente, oficialidade do Quartel General, e, ainda, por numerosos e distintas entidades, entre as quais se viam actuais e antigos ministros, Subsecretários de Estado, Generais, Deputados, Governadores Civis, Professores Universitários, etc.
Em altar especial, armado, para o efeito, no claustro do edifício, foi rezada missa de acção de graças, tendo o celebrante, Arcebispo de Císico, proferido, na altura própria, inspirada homília, louvando os que servem a Deus e, aludindo aos legionários e à data, os que servem a Pátria.
Ao acto, que decorreu com impressionante dignidade, assistiram, em lugares próprios, os Presidentes da República e do Conselho, bem como as altas entidades, civis e militares, que compareceram, neste dia histórico, no Quartel General.
De seguida, os ilustres hóspedes visitaram, detalhadamente, todas as principais dependências do edifício, verificando, com vivo interesse, a parte funcional das instalações.
Após algum tempo, de repouso e de convívio, na sala do Comando, durante o qual foi possível saber que os dois ilustres Estadistas — figuras altas da Revolução Nacional — levavam, desta visita ao Quartel General da patriótica organização, as mais gratas impressões, tanto pelo que se refere à eficiência prática e completa modernização dos seus serviços, como ao grau de disciplina, de higiene e de natural limpeza, que preside ao funcionamento do Quartel.
Antes de terminar a visita, assinalando o seu profundo significado, o Ministro do Interior convidou o Presidente da República a descerrar uma lápide colocada na parte exterior do edifício central, sobre cujo mármore preto, em letras doiradas, fica, para a posteridade, a seguinte legenda:

NO DIA 2 DE OUTUBRO DE 1966, COMEMORANDO O
30.° ANIVERSÁRIO DA CRIAÇÃO DA
LEGIÃO PORTUGUESA,
ESTE QUARTEL GENERAL FOI HONRADO COM A VISITA OFICIAL
DE SUA EXCELENCIA O PRESIDENTE DA REPÚBLICA
ALMIRANTE
AMERICO DEUS RODRIGUES THOMÁZ.

A honra dada ao Quartel General foi sentida e comparticipada por todos os legionários do País inteiro, antigos e modernos, aos quais não passou despercebido o alto significado desta visita.
Todos eles — os que passaram pelas fileiras da Legião Portuguesa ou nelas permanecem, animados pelo sentimento comum de amor à Pátria — assinalaram, com particular regozijo, a distinção com que os dois ilustres Presidentes, da República e do Conselho, quiseram encerrar o ciclo das comemorações do 30.° aniversário da Legião Portuguesa.
Esta memorável visita dos dois Estadistas ao Quartel General da patriótica organização, em data de tão profundo significado, adquire um volume, que contém, em si, uma grande, extraordinária lição.
Trinta anos de esforços, de sacrifícios, de ilimitadas dedicações, vividos ao serviço da Pátria, foram agradecidos e consagrados pelos seus mais altos e legítimos representantes.
A Legião Portuguesa — que nunca quis mais, do que servir, desinteressadamente, o Pátria — sentiu-se compensada.


A Legião Portuguesa (30)

Legião Portuguesa: Expressão da Consciência Moral da Nação!
Trigésimo aniversário da Legião Portuguesa, 1936 – 1966, no quadragésimo ano da Revolução Nacional.
Visita dos chefes de Estado e do Governo ao Quartel General da Legião Portuguesa

Consultar todos os textos »»

 
Música de fundo: "PILGRIM'S CHORUS", from "TANNHÄUSER OPERA", Author RICHARD WAGNER
«Salazar - O Obreiro da Pátria» - Marca Nacional (registada) nº 484579
Site criado por Site criado por PRO Designed :: ADVANCED LINES