26 de abril de 2024   
>> PÁGINA INICIAL/TEXTOS
..:. TEXTOS

(Continuação)

Integrados, primeiro, nos quadros da famosa «LEGIÃO ESTRANGEIRA», e constituindo, por fim, um corpo de combate, estes bravos defensores da civilização cristã, com os olhos postas na Pátria distante, tiveram, em todas as frentes, um comportamento exemplar, que os classificou como dignos descendentes desse magnífico génio militar e primeiro grande defensor da Península que foi VIRIATO.
Foi ainda a voz de Jorge Botelho Moniz que os comandou no assalto final à cidade de Barcelona – último reduto das hostes comunistas, que ali terminaram em estrondosa derrota, o sonho expansionista do ditador Estaline e do seu ambicioso Estado Maior.
Cheios de merecido prestígio, vibrantemente aplaudidos pela multidão, os «VIRIATOS», dignos representantes de Portugal na histórica Epopeia, sob o comando de Botelho Moniz, tiveram lugar de honra no memorável Desfile de Vitória, realizado em Madrid.
Não passaram todos, porque muitos haviam caído, gloriosamente, nas frentes de combate, deixando a vida e o corpo, a marcar, em terras de Espanha, a presença de Portugal na primeira grande batalha contra o Comunismo Internacional.
Importa lembrar, no momento em que a Legião comemora o seu trigésimo aniversário, que muitos destes bravos «VIRIATOS», que sobreviveram ou morreram, saíram das suas fileiras, a elas regressando, com gloriosa modéstia e de consciência tranquila, os que puderam voltar dessa grande Epopeia Anti-Comunista, que foi a Guerra de Espanha.
Simbolizando todos esse bravos legionários, que defenderam Portugal, no país vizinho, como defenderiam, com igual vigor, em qualquer parte do Mundo, invoca-se a vigorosa figura do Capitão David Araújo, que, recentemente, morreu em glória, na defesa da Pátria, nas terras do Ultramar.
Ao ser mortalmente atingido, tinha no peito, ao lado de tantas condecorações, ganhas em campanhas anteriores, as que lhe foram atribuídas pela Legião Portuguesa, à qual pertenceu, desde 1936, até ao último minuto da sua vida.


A Legião Portuguesa (07)

Legião Portuguesa: Expressão da Consciência Moral da Nação!
Trigésimo aniversário da Legião Portuguesa, 1936 – 1966, no quadragésimo ano da Revolução Nacional.
Alargamento e Consolidação

Consultar todos os textos »»

 
Música de fundo: "PILGRIM'S CHORUS", from "TANNHÄUSER OPERA", Author RICHARD WAGNER
«Salazar - O Obreiro da Pátria» - Marca Nacional (registada) nº 484579
Site criado por Site criado por PRO Designed :: ADVANCED LINES