24 de abril de 2024   
>> PÁGINA INICIAL/TEXTOS
..:. TEXTOS

(Continuação)

«— Bom! Todos os pormenores já estão resolvidos. Não falta nenhum. Ou antes, há uma coisa que preocupa todos os presentes, que aflora a todos os lábios e de que ninguém, até agora, ousou falar. É Gomes da Costa que levanta a questão:
«— É verdade!... E o general da Divisão, o Peres... Ele ainda está a comandar a 8.ª?
«— Sim senhor, ainda...
E ele sabe do que se passa?
Faz-se um silêncio constrangido na sala. Por fim, um oficial responde:
«— Sim... deve supor... Há todos os motivos para isso... Embora, é verdade, não tenha a certeza de que o Movimento rebenta amanhã.
«O general, porém, não está satisfeito. A testa franzida, mordendo o lábio, todo concentrado agora na ideia daquele comandante de Divisão que dali a poucas horas há-de sentir-se exautorado com a revolta de todas as suas tropas. — Gomes da Costa lentamente, como a falar consigo, vai dizendo, repisando:
_______________

as tropas governamentais para prenderem aqueles que consideravam como conspiradores, procedendo mesmo contra Bispos e fieis ali reunidos, envolvendo a todos na mesma suspeita de conspiração. Seria isto uma enorme desgraça, assim como a vitória foi enorme benefício alcançado por Intercessão da Nossa Mãe do Céu, a mesma que apareceu em Fátima aos inocentes em 1917, a cuja visita, a nossa Pátria bem como todo o Mundo devem tantos benefícios.
Na véspera do Movimento, sábado, os libertadores julgaram-se perdidos por falta de adesão do Exército; mas naquela noite abençoada, de sábado para domingo, nas três Igrejas, Sé, Santa Cruz e Nossa Senhora do Carmo houve adoração em que tomaram parte milhares de fieis que enchiam par completo as igrejas com muita devoção, orando, assistindo às missas e comungando: e logo de manhã veio a noticia consoladora de que todo o Exército havia aderido ao movimento. Lá estava às 5 horas da manhã ouvindo a Santa Missa o Marechal Gomes da Gosta, de saudosa memória do qual todos os portugueses devem recordar-se com profunda gratidão, merecendo-nos, também, gratíssima homenagem os oficiais que se decidiram acompanhá-lo. Desde esse dia bendito, a Igreja Católica em Portugal começou a gozar de liberdade que até então lhe fora negada, procurando-se todos os meios de persegui-la.
É, portanto nosso dever de católicos assistindo à Santa Missa e comungando, agradecemos a Deus Nosso Senhor e à Nossa Mãe Santíssima tão grande benefício; devemos ainda sufragar as almas do Marechal Gomes da Costa e dos oficiais já falecidos que com ele cooperaram, tornando-se instrumento da Divina Providência para se alcançar tão preciosa graça.
Padre Cruz
________________________________

«— Oh! diabos!... Isso assim não está certo. Eu sou amigo dele. Fomos companheiros no Colégio Militar, fomos companheiros em França, temos andado mais ou menos juntos pela vida fora — e ele é bom camarada. É bom oficial e uma excelente criatura.
Não queria agora que ele se ofendesse comigo... Era uma maçada!... Sim, porque isto de estar a comandar uma Divisão e aparecer um general de fora, estranho, e sem avisar, à má cara, sublevar e arrancar-nos os regimentos da mão, não é das coisas mais agradáveis... É para dar sorte. Eu não queria fazer uma partida dessas ao Peres, que, coitado, é bom homem!
«No silêncio contrafeito do «comité» as palavras de Gomes da Costa caem e alastram como uma nódoa de azeite. O mutismo continua, denunciando a hesitação em que todos se encontram. Mas o general volta à carga:
«— Vamos lá a ver! Não haverá forma de um dos senhores ir ter com o Peres e por boas maneiras, com um certo tacto, é claro, chegar a convencê-lo de que o Movimento não é feito contra ele, que eu não quero melindrá-lo, que nem é meu intento alijá-lo do comando da Divisão, nem sequer fazê-lo sair do Quartel-General? Eu não sei. Mas parece-me que os srs. devem estar contentes com o Peres. Tem aquele feitio, mas é uma boa alma... E não é pêco. Em França portou-se bem!
«Todos os oficiais protestam então a sua simpatia pelo comandante da 8.ª. Rendem todos os elogios à sua bondade. Ninguém tem razão de queixa. E mesmo a sua conduta de há meses, quando o ministro o chamou a Lisboa, fora a mais correcta, fora de amigo... Mas... (*)
_______________

* Esta referência diz respeito ao seguinte facto: Em determinado momento o Governo deu por tudo quanto em matéria de conspiração se estava passando em Braga. Então o Ministro da Guerra chamou a Lisboa o general Peres, comandante da Divisão para, mais seguramente saber o que se passava.
Quando o general partiu a Caminho da capital, os oficiais foram em massa despedir-se dele, numa expressiva manifestação. No momento da partida do comboio um oficial gritou-lhe:
— Meu general, se fôr preciso vamos lá buscá-lo a Lisboa.
O Governo porém, limitou-se a colher informações e a mandar o general novamente para Braga. De regresso à cidade dos Arcebispos e com o pretexto de lhe ter sido concedida uma honrosa condecoração foi alvo de uma grande e significativa homenagem por parte dos oficiais da Divisão.

(Continua)

Documentos Históricos (14)

A arrancada de 28 de Maio de 1926, por Óscar Paxeco – 1956.
Elementos para a história da sua preparação e eclosão.

O primeiro contacto com Braga — o berço da Revolução (IV de V).

Consultar todos os textos »»

 
Música de fundo: "PILGRIM'S CHORUS", from "TANNHÄUSER OPERA", Author RICHARD WAGNER
«Salazar - O Obreiro da Pátria» - Marca Nacional (registada) nº 484579
Site criado por Site criado por PRO Designed :: ADVANCED LINES