29 de março de 2024   
>> PÁGINA INICIAL/TEXTOS
..:. TEXTOS

Do Ministério dos Negócios Estrangeiros
à Embaixada Britânica

Secreto.

Memorial

Na conversação que o Presidente do Conselho teve com S. Exª. o Embaixador de Inglaterra em 23 de Junho exprimiu-se o desejo de que forças portuguesas fossem admitidas a participar em operações a empreender eventualmente por forças das Nações Unidas contra os actuais ocupantes do Timor Português. O propósito do Governo Português subentendia, como é natural, a impossibilidade de se resolver satisfatoriamente o problema suscitado pela ocupação violenta por forças japonesas da parte portuguesa de Timor.
Não se verificando nenhum progresso nas negociações que foram imediatamente entabuladas e têm ininterruptamente prosseguido com o Governo de Tóquio, e sendo por isso necessário prever a aludida cooperação, o Governo Português desejava ser informado de como e com quem pode ser o assunto tratado e assentes os pormenores de execução daquilo em que se acordar.

4 de Outubro de 1943.

Política Externa Portuguesa (14)

Documentos relativos aos acordos entre Portugal, Inglaterra e Estados Unidos da América para a concessão de facilidades nos Açores durante a guerra de 1939-1945, MNE, Lisboa 1946. Comunicado do Ministério dos Negócios Estrangeiros à Embaixada Britânica.

Consultar todos os textos »»

 
Música de fundo: "PILGRIM'S CHORUS", from "TANNHÄUSER OPERA", Author RICHARD WAGNER
«Salazar - O Obreiro da Pátria» - Marca Nacional (registada) nº 484579
Site criado por Site criado por PRO Designed :: ADVANCED LINES